JustLX – Lisboa Contemporary Art Fair apresenta o I Premio de Arte Emergente Fundação Millennium bcp destinado a reconhecer o trabalho criativo de um artista com menos de 35 anos de idade, presente na Feira, que se realiza no próximo mês de maio, no Museu da Carris. O prémio integra-se no âmbito da atividade desenvolvida pela Fundação Millennium bcp na área da Cultura e visa promover um artista emergente, cuja linha de trabalho se caracterize pela modernidade, atualidade e inovação.
A Fundação Millennium bcp pretende também apoiar a formação artística e a consolidação futura da carreira do premiado, pelo que irá incorporar a obra selecionada na coleção artístistica do Millennium bcp, uma das mais destacadas de Portugal.
A primeira edição do I Prémio de Arte Emergente Fundação Millennium bcp foi atribuída na feira JustLX – Lisboa Contemporary Art Fair, sendo o tríptico “Mala Hierba” (Erva Daninha), da artista Estefanía Martín Sáenz, presente na galeria Gema Llamazares, a premiada pelo júri.
A seleção do júri tinha apurado também como finalistas as obras “Esponja / Mil Folhas”, de Sofia Mascate, na galeria Monumental (Lisboa); e a série “S / T”, de Miguel Marina, na galeria Nordés (Santiago de Compostela).
A entrega do prémio contou com a presença de Fernando Nogueira, Presidente da Fundação Millennium bcp e de Miguel Honrado, Secretário de Estado da Cultura, que reconheceram o mérito da aposta na arte jovem e na sua formação para o património futuro de todos e todas.
O júri era composto pela colecionadora espanhola Alexandra Fierro, o curador português Sandro Resende e Daniel Silvo, artista espanhol e um dos diretores da feira.
